Postagens antigas

Como Identificar uma Heresia


Não é muito difícil para o cristão sincero identificar uma heresia. Existem alguns aspectos básicos que observados mostrarão a moderna estratégia do diabo, que é a conquista das mentes. A batalha encetada no momento em todo o mundo é uma batalha mental, onde as falsas ideologias, falsas filosofias e falsas crenças subestimam a Palavra de Deus.

1. Desarmonia com a Bíblia - No trato com as doutrinas da Bíblia, podemos dividir os argumentos da seguinte maneira:
a) Argumento Bíblico.
b) Argumento extra-bíblico.
c) Argumento anti-bíblico.

O argumento Bíblico é aquele extraído da Bíblia, em uma interpretação correta e lógica. Foi o argumento usado por Jesus em uma sinagoga em Nazaré acerca de sua missão. (Lucas 4.16-22)
O argumento extra-bíblico é o argumento que não tem base na Bíblia, entretanto não se choca com os seus ensinamentos. Muitos pregadores usam argumentos extra-bíblicos para transmitir seus sermões; isso deve ser feito com muita cautela e é necessário uma certa dose de segurança por parte de quem o está usando.
O argumento anti-bíblico é aquele que fere, torce, subtrai, acrescenta ou se choca com as verdades enunciadas na Palavra de Deus. Aqui encontramos as heresias que são anti-bíblicas, desarmonizam-se com os ensinamentos do cristianismo. Algumas vezes são fundamentadas em um versículo ou uma expressão isolada da Bíblia, quando basta um pequeno conhecimento dos princípios auxiliares da Hermenêutica para refutá-las.
2. Unilateralidade de apreciação doutrinária - Em muitos casos a heresia é caracterizada pelo fato de "escolher" uma doutrina para nela descarregar suas atenções em detrimento das outras. Afirma-se, por exemplo, a divindade de Cristo, abandonando-se sua humanidade ou vice-versa; dá-se ênfase à unidade de Deus e se obscurece a doutrina da Trindade; preocupa-se com o corpo do homem e se esquece da sua alma ou do seu espírito.
3. Contradição com os fatos - Histórias e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; incredulidade para com ensinamentos baseados em fatos reais, Bíblicos ou com raízes Bíblicas. Infelizmente muitos bons cristãos têm sido enganados por coisas deste jaez.
4. Incoerência lógica - Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. A maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a história, ciência, Bíblia ou com a religião propriamente dita. A Bíblia prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal dos tempos. (I Timóteo 4.1; II Pedro 2.1)

Autor: J. Cabral

Fonte: Livro "Religiões Seitas e Heresias"

VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares