Postagens antigas

Meu parecer final sobre a Bíblia de Estudo Dake




Estive nesta manhã com o pastor e mestre Antonio Gilberto, consultor teológico e doutrinário da CPAD. Para quem não sabe, além de amigos, pertencemos ao mesmo ministério — Assembleia de Deus de Cordovil, na cidade do Rio de Janeiro —, presidido pelo pastor Francisco José da Silva.

Antonio Gilberto é o teólogo e exegeta mais abalizado para opinar sobre qualquer assunto doutrinário ligado ao pentecostalismo brasileiro e especialmente às Assembleias de Deus. E ele, que é, verdadeiramente, um erudito e piedoso servo do Senhor (respeitado até fora dos círculos assembleianos), me deu algumas informações preciosas sobre a Bíblia de Estudo Dake.

Respeito a todos os eruditos que estão se manifestando a favor ou contra essa Bíblia de estudo. Mas, para mim, ninguém no Brasil tem mais autoridade para falar sobre aDake que o mestre Antonio Gilberto. E ele me revelou que a conhece desde 1969! A pedido de N. Lawrence Olson, começou, naquele ano, a fazer um estudo crítico na obra de Dake, o qual durou cinco anos.

Há seis anos, quando a diretoria executiva da CPAD lhe pediu um parecer sobre o assunto, a resposta do pastor Gilberto foi a seguinte: “A Bíblia de Estudo Dake é um tesouro, especialmente para os pregadores. Mas eu faço algumas ressalvas. Há nela pontos de vista pessoais, de natureza filosófica”. Ele disse exatamente isso que está entre aspas.

Ele também asseverou, nesta manhã, na Assembleia de Deus de Cordovil, no Rio de Janeiro: “O irmão que tiver essa Bíblia de estudo não precisa rasgá-la ou jogá-la fora; ela é muito útil”. Finalmente, Antonio Gilberto disse que está sabendo de uma grande onda de rumores e manifestações de pessoas não-autorizadas (sem conhecimento de causa) para tratar do assunto e me aconselhou, em particular, a não debater com elas.

Posto isto, estou ainda mais tranquilo quanto à minha defesa à decisão da CPAD em comercializar a Bíblia de Estudo Dake. Afinal, nunca houve manifestações contrárias ao Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo, de Russel Champlin, obra lançada pela CPAD (em parceria com a Hagnos), a qual, a despeito de apresentar diversas informações de natureza filosófica, não sofreu censura por muitos que verberam contra a obra de Dake.

Reitero, por conseguinte, respeitando as opiniões diferentes da minha, que o melhor e mais equilibrado posicionamento em relação à Bíblia de Estudo Dake é o de examinar todo o seu rico e vastíssimo conteúdo, retendo o que é bom, como nos orienta a Palavra de Deus (1 Ts 5.21; At 17.11; 1 Co 2.15).

Em Cristo,

Ciro Sanches Zibordi

Arquivo do blog


VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares