Postagens antigas

Novelas alteram valores, afirma psicóloga


Drª Rosane Regis Ouverney, evangélica e psicóloga especialista em terapia de família, psicopedagogia, psicomotricidade e sexualidade humana, em entrevista aoVerdade Gospel, fala da importância das novelas na construção da cultura social e não só pelo aspecto moral e religioso, como também educativo.

Ela cita a Teoria da Aprendizagem Observacional de Albert Bandura, psicólogo canadense, para mostrar que os seres humanos aprendem por imitação, inspirado em modelos de comportamento fornecido por outros indivíduos. E garantiu que é por este meio de aprendizagem que novos tipos de padrões de comportamento são incorporados e antigos são transformados ou substituídos.
Drª Rosane se mostra muito preocupada com a leviandade com que as novelas abordam determinados assuntos, alterando a consciência coletiva e propondo a construção de novos sentidos: “As novelas apresentam comportamentos inadequados e permissivos, sem apontar suas consequências negativas. Por exemplo, a separação conjugal na novela é tratada como uma solução à infelicidade do casal. A amante é a heroína, nunca a vilã. A sexualidade, seja em quaisquer das suas manifestações, inclusive patológicas, é apresentada sem nenhum contra ponto. As pessoas transam, mas não engravidam, não contraem AIDS, e se isto acontece, o final sempre será feliz e tudo irá se resolver, num passe de mágica”.
Experiente no assunto, Ouverney nos convida a refletir e faz um apelo: “Silenciosamente valores estão sendo quebrados. Sem que se perceba, milhares de jovens e crianças estão substituindo os modelos familiares, por heróis equivocados dos folhetins de autores cujas vidas, na sua grande maioria, não servem de exemplo. Precisamos rever nosso posicionamento enquanto cristãos, diante do momento que atravessa a sociedade brasileira. Não podemos nos calar, muito menos participar de tal estatística. Se combatemos o pecado e as hostes espirituais, torna-se incoerente que venhamos a nos divertir com aquilo que é o objeto da nossa luta, o pecado”, desabafou.
fonte: VERDADE GOSPEL









Arquivo do blog


VISTANTES


Contador gratis

Postagens populares